sexta-feira, 29 de julho de 2011

O eterno medo de sofrer

Medo... Quem nunca sentiu esse sentimento que atire a primeira pedra. Mas não digo medo de escuro, de altura; digo medo de amar e consequentemente de sofrer. Esse medo de sofrer é pior que o próprio sofrimento. Entendem onde quero chegar? 
Se existe algo que é 100% verdade nesse mundo, uma delas é o tal medo de sofrer. Todos os dias tentamos, mesmo que superficialmente, controlar tudo ao nosso redor, inclusive nosso coração. Isso nunca foi possível e acredito que nunca será.
Queria saber de onde vem tanta obsessão pelo desejo de proteger nosso coração para o amor, para o novo. Queremos controlar pensamentos, atitudes e até mesmo sonhos. E o pior, em muitos casos tentamos controlar até mesmo o sentimento do outro. Esquecemos que o bom da vida é o imprevisível, o desconhecido, o surpreendente, o incontrolável.
Dói lembrar que nenhum sentimento é garantido, afinal o futuro sempre será uma incógnita.
Mas acho que já chega de coisas "negativas" né?  Agora vem a parte interessante, onde realmente quero chegar com isso tudo. Você já parou pra pensar que temos em nosso coração, o poder de conquistar algo ou alguém? Por sinal totalmente reverso ao que disse no início né?
Olha essa frase que encontrei em um livro da Psicóloga Eliana Guimarães: 

"Muitas pessoas não conseguem encontrar um amor, não se entregam a uma relação profunda e verdadeira simplesmente porque estão, todo tempo, tentando obter certezas."

 Eu sei que milhares de perguntas, incertezas, medos rondam a cabeça de todos nós. Esse medo de nos depararmos com a dor sempre irá nos assombrar. Mas devemos sempre lembrar e tentar enxergar atrás disso tudo. 
Será que ele (a) vai me ligar ou eu devo tomar a iniciativa? Será que ele (a) realmente me ama? Será que está sendo sincero (a)? Será que faço bem pra ele (a)? Será que ficar sozinha (o) é realmente melhor que mal acompanhada (o)? Será? Será?
Agora te faço um desafio, pense em outras perguntas relativas a essas ou até mesmo se você se encaixou em alguma, coloque seu pensamento nela. Agora troque o "será?" pelo "eu quero?". Viu quanta coisa mudou? VOCÊ é capaz de escolher pra si mesmo o que é bom ou ruim. O amor é uma chance, uma oportunidade; nunca uma certeza. Você pode viver o amor de acordo com sua vontade, seu coração, ou se preferir pode gastar esse tempo tentando controlar algo que é incontrolável. 
Jamais saberemos se o outro ou a outra nos ama na mesma intensidade, se ele ou ela realmente pensa em você, se está sendo fiel. Nunca saberemos o amanhã.
Você tem, de uma vez por todas, que abrir mão da tentativa INÚTIL de controlar o amor, a sua vida e o outro. Ao invés de fazer isso pense em você mesmo, no seu coração. Se ocupe com os SEUS sentimentos, deixe os do outro pra ele (a). Isso já te dará bastante trabalho. Tenha segurança em você mesmo, isso é um bem enorme, pouquíssimas pessoas conseguem isso. Que tal ser mais uma?
E pra finalizar, saiba que quando a gente quer realmente, de verdade; a magia do amor toma conta do resto. Você vai entender que sofrer faz parte do caminho, no final tudo será aprendizado.
Afinal...
"Se o seu problema tem solução, relaxe... ele tem solução.
E se o seu problema não tem solução, relaxe... Ele não tem solução!”

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Nós mulheres e os contos de fadas

Você já se pegou sonhando acordada alguma vez, sendo personagem principal de um conto de fadas?
Não se sinta "sonhadora" demais, se pararmos pra pensar, esses vários contos de fadas, princesas e bruxas, se parece e muito com mulheres reais como você e eu.
Isso nos faz pensar que, de alguma forma, nós mulheres temos uma cumplicidade muito grande, algo em comum que nos faz entender perfeitamente uma a outra, em qualquer parte do mundo ou do tempo. Este elo de ligação se dá através do sentimento, que é uma linguagem universal: todas nós conhecemos o que é o amor, o ódio, a inveja, vingança e outros sentimentos mais.
Através do sentimento, os contos de fada nos apresentam diversos aspectos do feminino na tentativa de esclarecer: o que é que nos faz sentir que somos femininas? Ser boazinha, meiga, preocupadas com a educação dos filhos, zelosas com a casa, carinhosas com o marido? O que mais nos faz sentir mulher?
Eu acredito que não há um modelo a ser seguido. A alma da mulher se expressa através dos seus medos, ingenuidade, teimosia, ciúmes, desejos, etc. A mulher vai se expressando sob diversas formas conforme as situações encontradas no seu caminho, seja como mãe, filha, esposa, ou profissional.
Os contos populares são, na verdade, espelhos dos diversos comportamentos que encontramos nas mulheres. Todas nós temos algo de bruxa e de fada, de menininha abandonada e de madrasta mais malvada. Afinal, somos meigas, mas também sentimos raiva, ciúmes, às vezes queremos colo, às vezes estufamos o peito e encaramos o que vier pela frente (mesmo que seja por orgulho)... E é isso que nos faz ser mulher: esse oposto que existe em nós.
Os contos de fada nos levam para um universo rico de sabedoria. É só se dispor ao “Era uma vez” para que já se crie uma íntima ligação da mulher que somos hoje e as personagens apresentadas. Faça um teste você também. Tente agora lembrar daquela história que você mais gostava quando era criança e se pergunte se não há um pouco dela em você!

Beijos e até a próxima!
@vivianicorrea



quarta-feira, 20 de julho de 2011

Longe de ser uma "lição de moral"

Nesse dia Mundial da Amizade resolvi escrever sobre uma amizade em especial. Amizade que nem sempre soube reconhecer, e por isso mesmo venho até tentar abrir os olhos de muita gente.
Quando nascemos temos em nossa volta toda proteção que precisamos, somos regados de amor e carinho o tempo todo, só que quando crescemos às vezes achamos que não precisamos mais disso, que nossos amigos "de fora" irão nos preencher. Mas isso tudo é ilusão. Não há amor e amizade mais verdadeira do que aquela que vem de dentro de casa, da família. Sempre respeitei MUITO meus pais, só que não tinha coragem o bastante pra ser além de filha, amiga deles. Isso só foi acontecer depois de Ícaro nascer. E fico MUITO feliz de ter acontecido a tempo, porque hoje eu sei o quanto essa amizade me faz bem.  Porquê estou falando disso? Por que quero servir de exemplo pra muitas pessoas que ACHAM que pai e mãe não sabe o que é mundo de hoje, que acham que eles são exagerados, que não sabem de nada do mundo "moderno". Nossos melhores amigos são sim nossos pais, eles acharem que algo é errado não significa que é o fim. Existe diálogo pra isso, converse, mostre o outro lado da história e principalmente, respeite a opinião deles. Não quero ser interpretada como a "certinha" da história com esse texto, por favor, não me entendam mal.  Não espere perder alguém que você ama pra reconhecer isso. Ame e diga o quanto seus pais são importantes pra você, eles são sim, seus melhores amigos.

Beijos e até a próxima.


ps: Aproveito o Dia Mundial da Amizade pra deixar muitos beijos pra todos os meus amigos em especial aqueles que sempre estão do meu lado. Ghê, Camila, Claudinha, Herlúzio, Karol, Paulinha, Paulo, Kah, Inda, Joana, Nataniel, Nay, Murillo, obrigada, só tenho isso pra dizer a vocês.

terça-feira, 12 de julho de 2011

A força do pensamento positivo

Vocês já pararam pra pensar na força que a mente exerce sobre nossas atitudes, emoções e tudo mais?!?! Não só pense que TALVEZ pode ser... FAÇA, e veja você mesmo que isso é verdade.
Experimente ao menos um dia e será viciante, cada dia será uma nova conquista, uma nova alegria. Vim compartilhar com vocês algumas dicas MUITO interessantes que irão te ajudar (assim como estão me ajudando), a enfrentar muitas turbulências do dia a dia. Se deliciem à vontade, mas por favor, leia e coloque em prática, depois me diga se realmente isso não é maravilhoso. E lembrem-se, problemas; todo mundo tem, cabe a você ter discernimento o bastante pra resolvê-los e aprender com isso.

1. Pense sempre, de forma positiva. Toda a vez que um pensamento negativo vier à sua mente, troque-o por outro! Para isso, é preciso muita disciplina mental. Você não adquire isso da noite para o dia, assim como um atleta, treine muito.

2. Não tenha medo de nada e nem de ninguém. O medo é uma das maiores causas de nossas perturbações interiores. Tenha fé em você mesmo. Sentir medo é acreditar que os outros são poderosos. Não dê poder ao próximo.

3. Não se queixe. Quando você reclama, tal qual um imã, você atrai para si toda a carga negativa de suas próprias palavras. A maioria das coisas que acabam dando errado começa a se materializar quando nos lamentamos.

4. Risque a palavra "culpa" do seu dicionário. Não se permita esta sensação, pois quando nos punimos, abrimos nossa retaguarda para espíritos opressores e agressores, que vibram com a nossa melancolia. Ignore-os.

5. Não deixe que interferências externas tumultuem o seu quoidiano. Livre-se de fofocas, comentários maldosos e gente deprimida. Isto é contagioso. Seja prestativo com quem presta. Sintonize com gente positiva e alto astral.

6. Não se aborreça com facilidade e nem dê importância às pequenas coisas. Quando nos irritamos, envenenamos nosso corpo e nossa mente. Procure viver com serenidade e quando tiver vontade de explodir, conte até dez.

7. Viva o presente. O ansioso vive no futuro. O rancoroso, no passado. Aproveite o aqui e o agora. Nada se repete, tudo passa. Faça o seu dia valer a pena. Não perca tempo com melindres e preocupações, pois só trazem doenças.

E agora coisas que você deve fazer de fora pra dentro.

1. A água purifica. Sempre que puder vá à praia, rio ou cachoeira. Em casa, enquanto toma banho, embaixo do chuveiro, de olhos fechados, imagine que seu cansaço físico e mental e toda a carga negativa estão indo por água abaixo.

2. Ande descalço quando puder, na terra de preferência. Em casa, massageie seus pés com um creme depois de um longo dia de trabalho. Ou escalde-os em água morna. Acrescente um pouco de sal grosso para se descarregar.

3. Mantenha contato com a natureza, tenha em sua casa um vaso de plantas pelo menos. Cuide dele com carinho. O amor que dedicamos às plantas e animais acalma o ser humano e funciona como um relaxante natural.

4. Ouça músicas que o façam cantar e dançar. Seja qual for o seu estilo preferido, a vibração de uma canção tem o poder de nos fazer nos sentirmos vivos, aflora a nossa emoção e abre o nosso canal com a alegria.

5. Queime um incenso de vez em quando e purifique o seu ambiente. Prefira fazê-lo na sua casa e aproveite para meditar, respirar profunda e pausadamente, como se fosse uma ginástica mental. A mente também precisa de exercícios.

6. Sinta o aroma das flores e dos perfumes sempre que tiver uma oportunidade. Muitas sensações de conforto se originam num simples ato de inspirarmos delicadamente fragrâncias sutis e agradáveis.

7. Liberte-se! Sempre que puder livre-se da rotina e pegue a estrada, nem que seja por um único dia. Tem efeito revigorante para qualquer ser humano. Conheça novos lugares e novas pessoas periodicamente. Viva a vida!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Arthur, o Anjo que fabricou esperança

Tentei por mais de dez vezes começar esse post mas confesso que não consegui encontrar palavras.

A praticamente dois meses também perdi minha mãe
 e falar algo sobre a morte do Anjo Arthur, seria reviver todo aquele sofrimento novamente.
Trago esse vídeo pra que todos pensem e repensem em muitos atos, palavras e tudo que lhe for conveniente. Coloque-se um pouco no lugar dessa família e dê valor na sua. Aprenda a demonstrar o amor por seu filho, pai, mãe, irmãos... amanhã pode ser tarde demais.