terça-feira, 18 de outubro de 2011

Não é egoísmo, é só amor próprio!


Sabe aquela velha história do amor próprio? Aquela mesma que a maioria de nós faz questão de “gritar” aos quatro ventos que tem aos montes? Pois é, pare um pouco e pense se realmente existe esse tanto de amor próprio, essa confiança tão grande aí mesmo dentro de você.

Primeiramente, O QUE é amor próprio?
Das respostas que encontrei acho que essa é a que chega mais perto do quero falar:

- É a imagem que você tem de si mesmo.

O amor próprio compreende idéias e sentimentos que podem ser: negativos ou positivos.
 Você deve estar se perguntando, por que devo pensar a respeito do meu amor próprio?
Porque o amor próprio afeta a maneira como você vive, o jeito de pensar, atuar e se sentir a respeito de si mesmo e dos demais; determina o êxito que você tem ao alcançar as metas que propõe.
Um amor próprio elevado pode fazer com que você se sinta eficaz, produtivo, capaz, aceito.
ACREDITE, é possível melhorar o amor próprio. Não deixe que os erros do passado o impeçam de seguir adiante, você deve aprender a se sentir bem a respeito de si mesmo. Você é uma pessoa especial, ÚNICA no mundo! Não há mais ninguém como você, isso é mais que suficiente para você ficar orgulhoso! Os sentimentos existem e fazem parte da vida, você precisa aprender a aceitar todos eles para ficar de bem com você mesmo.

Resolvi escrever sobre isso porque às vezes nos esquecemos de lembrar o quanto somos especiais e fortes, VOCÊ que está lendo esse texto é capaz de QUALQUER coisa! Se sua alto estima está baixa, se seu amor próprio ta perdido, trate de arregaçar as mangas e ir atrás do tempo perdido. Os efeitos da falta de amor próprio podem criar um círculo vicioso: Falta de confiança em sim mesmo – SOLIDÃO – Imagem errônea de si mesmo e dos demais. Mas acredite, esse círculo PODE se romper, tome atitudes positivas para levantar seu ânimo e melhorar seu amor próprio.
Pra finalizar vou trazer algumas dicas pra você SEMPRE se lembrar, especialmente naqueles dias em que você acha que TUDO ta errado, que você não é NADA!

  • Se aceite; identifique seus pontos fortes e fracos, todo mundo os tem!
  • Se anime; tome a atitude que puder, dê a si mesmo tempo suficiente para alcançar suas metas pessoais e anime-se à medida que luta para conquistar.
  • Se AME; aprenda a amar a pessoa especial que você é. Aceite seus erros e aprenda com eles.
  • Confie em si mesmo, dê atenção a seus pensamentos e suas emoções. Atue quando acreditar que é o passo certo, faça o possível parar se sentir satisfeito e contente.
  • Elogie a si mesmo; sinta orgulho por suas vitórias, tanto as grandes como as pequenas. Recorde que suas experiências são unicamente SUAS.
  • Tenha tempo para si mesmo; dedique tempo para avaliar seus pensamentos e emoções. Dedique-se a uma atividade que lhe dê prazer, aprenda a gostar de sua própria companhia.
  • Se respeite; não tente ser outra pessoa, sinta-se orgulhoso de quem você é.

Pense em si mesmo de maneira positiva, VOCÊ pode mudar isso, vale a pena!

Beijos e até a próxima ;)
@vivianicorrea