sexta-feira, 29 de julho de 2011

O eterno medo de sofrer

Medo... Quem nunca sentiu esse sentimento que atire a primeira pedra. Mas não digo medo de escuro, de altura; digo medo de amar e consequentemente de sofrer. Esse medo de sofrer é pior que o próprio sofrimento. Entendem onde quero chegar? 
Se existe algo que é 100% verdade nesse mundo, uma delas é o tal medo de sofrer. Todos os dias tentamos, mesmo que superficialmente, controlar tudo ao nosso redor, inclusive nosso coração. Isso nunca foi possível e acredito que nunca será.
Queria saber de onde vem tanta obsessão pelo desejo de proteger nosso coração para o amor, para o novo. Queremos controlar pensamentos, atitudes e até mesmo sonhos. E o pior, em muitos casos tentamos controlar até mesmo o sentimento do outro. Esquecemos que o bom da vida é o imprevisível, o desconhecido, o surpreendente, o incontrolável.
Dói lembrar que nenhum sentimento é garantido, afinal o futuro sempre será uma incógnita.
Mas acho que já chega de coisas "negativas" né?  Agora vem a parte interessante, onde realmente quero chegar com isso tudo. Você já parou pra pensar que temos em nosso coração, o poder de conquistar algo ou alguém? Por sinal totalmente reverso ao que disse no início né?
Olha essa frase que encontrei em um livro da Psicóloga Eliana Guimarães: 

"Muitas pessoas não conseguem encontrar um amor, não se entregam a uma relação profunda e verdadeira simplesmente porque estão, todo tempo, tentando obter certezas."

 Eu sei que milhares de perguntas, incertezas, medos rondam a cabeça de todos nós. Esse medo de nos depararmos com a dor sempre irá nos assombrar. Mas devemos sempre lembrar e tentar enxergar atrás disso tudo. 
Será que ele (a) vai me ligar ou eu devo tomar a iniciativa? Será que ele (a) realmente me ama? Será que está sendo sincero (a)? Será que faço bem pra ele (a)? Será que ficar sozinha (o) é realmente melhor que mal acompanhada (o)? Será? Será?
Agora te faço um desafio, pense em outras perguntas relativas a essas ou até mesmo se você se encaixou em alguma, coloque seu pensamento nela. Agora troque o "será?" pelo "eu quero?". Viu quanta coisa mudou? VOCÊ é capaz de escolher pra si mesmo o que é bom ou ruim. O amor é uma chance, uma oportunidade; nunca uma certeza. Você pode viver o amor de acordo com sua vontade, seu coração, ou se preferir pode gastar esse tempo tentando controlar algo que é incontrolável. 
Jamais saberemos se o outro ou a outra nos ama na mesma intensidade, se ele ou ela realmente pensa em você, se está sendo fiel. Nunca saberemos o amanhã.
Você tem, de uma vez por todas, que abrir mão da tentativa INÚTIL de controlar o amor, a sua vida e o outro. Ao invés de fazer isso pense em você mesmo, no seu coração. Se ocupe com os SEUS sentimentos, deixe os do outro pra ele (a). Isso já te dará bastante trabalho. Tenha segurança em você mesmo, isso é um bem enorme, pouquíssimas pessoas conseguem isso. Que tal ser mais uma?
E pra finalizar, saiba que quando a gente quer realmente, de verdade; a magia do amor toma conta do resto. Você vai entender que sofrer faz parte do caminho, no final tudo será aprendizado.
Afinal...
"Se o seu problema tem solução, relaxe... ele tem solução.
E se o seu problema não tem solução, relaxe... Ele não tem solução!”

6 comentários:

  1. PARABÉNS MINHA AMIGA VIVI ADOREI SUA MENSAGEM

    ResponderExcluir
  2. Obrigada meu querido amigo Fabiano! Beijão pra voc

    ResponderExcluir
  3. Oi, estou seguindo o seu blog.
    Gostei muito dele, de seus textos.
    Esse texto em especial me encantou bastante.

    beijos,

    -Meu blog: http://feelingintheair.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oieee!
    Que bom que gostou, amanhã vou olhar o seu tbm mas já estou seguindo


    beijão!

    ResponderExcluir
  5. Parabéens, suas mgs são lindas

    ResponderExcluir